É um método tradicional do Japão, é ensinado por muitas escolas diferentes. É uma antiga arte de cura pela imposição de mãos reintroduzida no Japão em meados do século 19 por Mikao Usui.
É uma abordagem holística que ajuda a criar harmonia espiritual, mental e física.
A palavra japonesa “Reiki” significa “energia vital universal”. Consiste em duas partes REI (que define o lado universal da energia) e KI que representa a força vital que circula em todos os seres vivos.
Na China, essa energia é chamada de CHI, na Índia PRANA e OYA ou simplesmente, no Ocidente, FORÇA, ESPÍRITO ou energia vital.
Estamos todos em contato com ela: a iniciação fortalece essa conexão e permite seu uso mais intensivo para si mesmo e para os outros.
O Reiki Tão Tö Qi, ensinado através do Samadeva, pertence às chamadas abordagens energéticas, nas quais o praticante intervém no campo vibratório da pessoa. Diz-se que a energia está em toda parte, mesmo na matéria em que é simplesmente muito condensada, densificada. Na matéria inanimada, o Reiki é como trancado, enquanto nos seres vivos, anima e conecta todas as partes dentro deles (células, órgãos, emoções, pensamentos, etc.)
A prática e seus benefícios
O Reiki é uma energia de cura discreta e inofensiva, que se concentra onde é necessária no corpo. Estimula as habilidades naturais de cura do corpo e dissipa bloqueios físicos e emocionais.
O iniciado no método, o praticante, desempenha o papel de intermediário, transmissor, entre a energia Reiki e aquele a quem deve ser transmitida.